7 de março de 2012

Dom Casmurro - Machado de Assis

Como devem saber, o livro Dom Casmurro conta a história de um jovem chamado Bentinho que por causa de uma promessa precisa se tornar padre. Ele tem uma amizade muito grande com Capitu sua vizinha e descobre que está apaixonado por ela pouco entes de entrar no seminário.
Então sua luta é para sair do seminário, estudar as leis e casar com Capitu.

Bentinho realiza tudo isso mas então ele começa desconfiar da fidelidade de Capitu e manda ela para a Suíça com o filho. Essa desconfiança nunca provada é o grande mistério bastante famoso aqui no Brasil.

Se lerem Dom Casmurro irão encontrar tanto indícios a favor da condenação de Capitu quanto de sua inocência, portanto não adianta fazer uma lista enorme de razão para um veredicto pois haverá uma lista enorme provando o contrário.

O que foi revolucionário nesta questão é o que meu professor de Literatura contou sobre uma nova teoria de estudantes da Unicamp que sugere uma relação gay entre Bentinho e Escobar. O primeiro tentaria então disfarçar e colocaria a atenção do leitor em Capitu.

Essa explicação não é sem lógica, afinal, seminários e conventos não earm antigamente tão santos quanto querem nos fazer acreditar. No entanto me parece muito improvável que Bentinho e Escobar fossem gays e que o primeiro forjaria toda a "culpa" de Capitu para que não descobrissem, não teria nada haver com a história.

Minha Observação final é que diferentemente da minha opinião sobre José de Alencar, eu adorei Machado de Assis. A escrita é ótima e ele sempre faz algum comentário citando momentos importantes da história, ou mitologia; a parte de se dirigir ao leitor eu nem preciso comentar, já tinha adorado essa técnica em O Hobbit e algumas partes de As crônicas de Nárnia, pois nos dá a ideia de que o escritor nos entende.

As melhores partes:
  • "Aos quinze anos, há até certa graça em ameaçar muito e não executar nada".
  • "Não faça isso, querida, eu mudo de rumo" (para a leitora)
  • "..., dona leitora, mas a culpa é do vosso sexo, que perturba assim a adolescência de um pobre seminarista".
PS: Se você não quiser ou puder ler o livro para a escola a melhor opção é assistir a minissérie Capitu de 2008 que é a obra para TV mais fiel ao livro que já vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário