19 de setembro de 2012

Treblinka - Jean-François Steiner

    Eu já li três livros sobre Segunda Guerra Mundial, mas nem um outro foi tão frio quanto este, nem consigo descrever os sentimentos que tive ao decorrer desta narrativa.
    Ele retrata a "vida" no campo de concentração de Treblinka. As fugas, as condições de em que os prisioneiros se encontravam, as tentativas de revolta. O autor, apesar de ser judeu, não poupa comentários angustiantes a respeito de tudo isso como o humor negro dos judeus: Você acredita na vida após o trem?; ou quando ele descreve os métodos nazistas para matar em massa e os parabeniza por sua eficácia. Apesar disso, vi frases muito bonitas no decorrer do livro:

"Ama-se a vida como se ama uma mulher de todo o coração, e com o corpo também."

"...As circunstâncias haviam determinado que um morresse para que o outro pudesse viver." - talvez Harry Potter tirou a ideia daí o.O


"Se um estranho te bate, abaixa a cabeça e ele lhe poupará a vida" - trágico, mas verdadeiro.


    Um dos motivos que Jean-François Steiner a este livro foi a revolta que sentiu por saber que seu povo "se deixou exterminar", então ele pesquisou e para sua sorte encontrou a revolta de Treblinka, onde 600 judeus conseguiram escapar.

    Apesar do livro ser bastante interessante, não posso esconder que ele é um tanto enrolado e quando estamos no clímax de algum acontecimento, normalmente o capítulo acaba e a história muda de rumo para explicar alguma coisa ou fato que precisamos entender antes da narrativa continuar de onde havia parado.
    A pior parte do livro é saber que tudo isso aconteceu de verdade, não podemos nos consolar dizendo: nazistas não existem ou: isso não aconteceu. É incrível pensar que o ser "humano" chegou a esse ponto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário